domingo, 11 de maio de 2008

Idiossincrasia

Termo estranho né?

Até parece uma palavra de origem indígena!

Mas o pior é que a última moda é a utilização ( um tanto quanto pedante ) deste termo, para tudo na vida, servindo como comentário para qualquer situação.

No entanto o significado deste termo é muito mais abrangente e confuso que se pode imaginar!

Mas você que é uma pessoa de "Atitude" não poderia ficar fora desta, quando de repente for apanhado de surpresa, no meio de uma conversa, com essa expressão: Idiossincrasia!

Pois bem, existem alguns significados para o termo:

Significados técnicos da palavra idiossincrasia:


1 – Peculiaridade do comportamento característico de um indivíduo.
2 – Predisposição particular do organismo que dá lugar a reações próprias de cada indivíduo.
3 – Hipersensibilidade inata e constitucional que apresentam certos indivíduos aos agentes exteriores, aos medicamentos, aos alimentos e aos agentes físicos e químicos.
4 – Qualquer coisa invulgar ou original.


Do ponto de vista médico:


No geral, como se pode verificar, todos estes significados dizem a respeito de alguma forma de "ser diferente”, como se fosse uma "alergia" da qual a pessoa não nasce com ela. A idiossincrasia é adquirida ao longo da vida.

Uma pessoa que já nasce com alguma éspecie de alergia, como é o caso dos alergicos a lactose, estes não estão definidos como portadores de idiossincrasia, pois esta, a pessoa adquire em algum momento de suas vidas.

As idiossincrasias tanto podem reações a medicações, como também reações "alergicas" a fatores externos (pó, cheiros diferentes, alimentos, como é o caso da pessoa ficar alérgica a peixe, por exemplo).

A idiossincrasia pode até mesmo afetar uma pessoa com relação a uma situação, por exemplo, uma reunião social em que a pessoa começa a sentir-se mal com relação àquelas pessoas, seria como se aquela pessoa começasse a ter um "surto alégico, ou, uma crise de pânico" com relação aquele grupo de pessoas, ou seja, pode ter fundo emocional!


Em uma análise não médica, a Idiossincrasia:


Pode também significar uma revelação de um jeito de ser do individuo, que se mostra para a sociedade de forma diferente, uma maneira de ser diferente, um jeito de sentir diferente, um jeito de ver a vida, reagir às coisas, etc.

Assim como para este termo "idiossincrasia", existem definições médicas, das quais em certos graus devem ser tratadas, o mesmo termo também tem uma explicação não médicas.

Podemos também dizer que, já que está relacionado a um modo de ser diferente e particular de cada um, uma vez que ninguém é igual ao outro, todos nós temos nossas idiossincrasias, também podem tê-las as instituições, os países etc.


Exemplos: Os alemães não são (culturalmente) iguais aos brasileiros, então são idiossincráticos!,

Outro exemplo: alguém que tem determinada crença religiosa que é diferente.


Enfim a questão está de acordo com a nossa idiossincrasia!?...




Nenhum comentário: