sexta-feira, 9 de maio de 2008

Curiosidades sobre o Dia das Mães


Celebrado em cerca de 46 países, em datas diferentes, o Dia das Mães é uma festa com raízes muito antigas. Os primeiros registros de comemorações, em homenagem às mães, datam da Antiga Grécia. Na Inglaterra do século XVII era um dia de descanso e comunhão, em família e nos Estados Unidos, originalmente, era uma festa dedicada à paz. No Brasil, a festa ganha força por causa do interesse de grandes lojas em aumentar as vendas de seus produtos.

No século XVII, começou a ser comemorado na Inglaterra o Mothering Sunday (Domingo das Mães), no quarto domingo da Quaresma. Nessa data, os criados, que viviam na casa dos patrões, e os trabalhadores de fábricas eram dispensados, para passar o dia com suas mães e levavam consigo o mothering cake - um bolo de presente para elas.

Nos Estados Unidos o Dia das Mães foi sugerido pela primeira vez em 1872, por Julia Ward Howe, em Boston. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz. A idéia não pegou, mas em 1907, a jovem professora Ana Jarvis e seus amigos começaram a organizar nova campanha, desta vez em West Virginia.

Escreveram para políticos e ministros norte-americanos solicitando a instituição de um dia nacional de homenagem às mães. No mesmo ano, Jarvis convenceu a Igreja Episcopal, à qual pertencia, a celebrar o Dia das Mães durante a missa do segundo aniversário da morte de sua mãe (no segundo
domingo de maio).

A campanha de Jarvis e seus amigos foi bem-sucedida e em 1910 ocorreu a primeira celebração oficial do Dia das Mães, instituída pelo governador do Estado de West Virgínia. Em 1911, quase todos os Estados norte-americanos já comemoravam a data. Três anos depois, em 1914, o presidente Woodrow Wilson decretou o segundo domingo de maio feriado nacional e instituiu Dia das Mães no país.

No Brasil, a comemoração do Dia das Mães foi introduzida pela Associação Cristã de Moços - (ACM), que prestou homenagem às mães, em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, Getúlio Vargas decretou o segundo domingo de maio data nacional durante seu governo provisório.

Dia das Mães no Mundo
Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Japão, e Turquia - 2º domingo de maio.
Argentina - 2º domingo de outubro.
Espanha e Portugal - 8 de dezembro.
Líbano - 2º dia da primavera.
México - 10 de maio.
Noruega - 2º domingo de fevereiro.
Suécia - Último domingo de maio.

Fonte: Boletim Samauna


Nenhum comentário: