domingo, 15 de junho de 2008

Um pouco de saudades...faz bem ao espírito!


Foto Cine Clube Mogiano

Na década de 50 e mais precisamente em 1954 um grupo de fotógrafos de Mogi Mirim criou o Foto Cine Clube Mogiano.

A proposta era a de criar condições físicas para que os amantes da fotografia pudessem trabalhar seu material fotográfico, bem como o de visitar regiões que pudessem contribuir para o acervo fotográfico do grupo.

Em reunião realizada na residência do Professor Gabriel Costábile - Rua Doutor Ulhôa Cintra – e com a presença de vários mogimirianos nasceu o Foto Cine Clube Mogiano.

Em seu quadro de sócios participaram fotógrafos não só de Mogi Mirim, mas, também, de Mogi Guaçu e Itapira, dando assim um cunho regional ao clube recém criado.

Foi alugado o prédio da Rua José Bonifácio no local onde hoje está a residência do Dr. João Stevanato e ali montado o laboratório para revelação, cópia e ampliação dos negativos, bem como, a biblioteca com revistas voltadas para a fotografia. O laboratório foi equipado com potente ampliador 6 x 9 adquirido em Campinas em condições financeiras excelentes, graças a boa vontade do Senhor Messias proprietário de estabelecimento do ramo e sócio do Foto Cine Clube de Campinas.

O Foto Cine chegou a contar com cem associados, número bastante expressivo para a época.

Promoveu várias excursões entre as quais destacamos as seguintes:

  • Parque do Ibirapuera – 1954 – Inauguração desse parque em comemoração ao IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo. O grupo hospedou-se na capital no conceituado Hotel Moraes localizado no Largo Paissandu. A condução fornecida pela empresa Itamoca – micro ônibus -.; Na foto da esquerda para a direita: Nilza Aparecida – Maria Antonia e Maria Julieta – Terezinha Silveira e seu esposo Zé Mineiro e Geraldo Pinheiro.
  • Fazenda Santa Bárbara – Santo Antonio da Posse – de propriedade do então político Manhães Barreto. Um contato saudável com a natureza, na época bem mais conservada do que nos dias atuais!
  • Fonte das Carpas – Jundiaí – Restaurante típico. Na foto: 1 -Nilza Aparecida e o casal Arthur de Azevedo e Maria Conceição 2 – Nilza Aparecida, José Vaz de Camargo, Maria Conceição, Geraldo Pinheiro e Arthurzinho.
  • Fazenda de propriedade do Sr. Vitor Martini em Mogi Guaçu. Essa excursão contou com numerosa presença de sócios dos Fotos Cine Clube Bandeirantes (São Paulo) e Foto Cine Clube de Campinas, reunindo bem mais do que 150 amantes da fotografia.
  • Promoveu também Mostra Fotográfica levada a efeito na Biblioteca Paulo Jannuzzi nos altos do Cine Teatro São José. Naquela oportunidade os sócios puderam expor seus melhores trabalhos. Foi um sucesso inclusive de publico.

O clube encerrou suas atividades mais ou menos em 1956 deixando um vácuo que foi sentido por muitos dos seus sócios. Durante sua existência contribuiu para o desenvolvimento da fotografia como arte e com agregadora de amigos.

Com certeza deixou muitas saudades.

2 comentários:

Unknown disse...

Hey, Super.
Genial esse post.
Por que você não disponibiliza pro Paulo, lá no "atitudemogi"?
Seria muito legal divulgar essa matéria.
Abraço, Super.

Quoist disse...

Superrima,
Gratos pela visita. Fiquei contente com a visita e o comentário.
Já passei essa matéria para ele que se dispos a publicar no atitude.
Obrigado por reforçar a idéia de publicar a matéria.
Abraços.