sábado, 25 de julho de 2009

LIDERANÇA

Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos.
As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciar pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas, sem o teor maléfico de “domínio”.
George Terry sintetiza a idéia central do conceito de liderança em apenas: "A liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo”
Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição.
De fato, é possível impor determinadas ações a um subordinado quando se tem poder para tal. Contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma ação.
É esta motivação que a liderança procura melhorar. Para um líder não é suficiente atingir os objetivos da organização; é necessário que as ações desenvolvidas pelos subordinados sejam executadas por sua livre vontade.
Assim, e apesar da atuação do líder envolver múltiplas funções, tais como planejar, informar, avaliar, controlar e punir.
Contudo liderar é essencialmente motivar e orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas.
Max De Pree faz outra abordagem da liderança, colocando a ênfase na liberdade dos subordinados e na importante característica de “servidor” que caracteriza a quem exerce o importantíssimo papel de condutor de pessoas.
Na verdade, este autor considera a liderança como a arte de “libertar as pessoas para fazerem o que se exige delas de maneira mais eficiente e humana possível”.
Max De Pree considera ainda que a primeira responsabilidade de um líder seja a definição da realidade e a última é agradecer; entre as duas deverá tornar-se um servidor da organização e dos seus membros - é o contraste entre os conceitos de propriedade e de dependência.
Desta forma, a medida de uma boa liderança encontra-se nos seus seguidores: quando estes atingem o seu potencial, alcançam os resultados pretendidos e estão motivados, é sinal de uma boa e sadia liderança.

Nenhum comentário: