terça-feira, 22 de julho de 2008

Andrea Pozzo


VIDA
Arquiteto e crítico de arte italiano, Pozzo nasceu em Trento a 30 de novembro de 1642 e morreu em Viena a 31 de agosto de 1709. Foi muito conhecido por seus grandiosos afrescos usando a técnica ilusionística chamada quadratura, na qual a arquitetura e fantasia se entremisturam. Sua obra-prima é o teto da nave da Igreja de Santo Inácio, em Roma. Foi um artista extraordinário, versátil como arquiteto, decorador, pintor, teórico da arte e uma figura significativa no Barroco Romano. Estudou pintura em Milão, Gênova e Veneza. Entrou na vida eclesiástica ainda muito jovem, na Ordem dos Jesuítas.

OBRA
Sua obra-prima, as perspectivas quiméricas em afrescos da cúpula, a abside e o teto da Igreja Jesuíta de Santo Inácio, em Roma, é uma das mais notáveis criações da Roma Barroca, e guiou por várias gerações o estilo de decoração interna do Barroco em afrescos de tetos por toda a parte da Europa Católica.
Na parte plana do teto ele pintou uma alegoria, em perspectiva, celebrando o espírito destemido de dois séculos de missionários Jesuitas intrépidos e apostólicos. Para a sensibilidade moderna, isto parecerá demonstrar a parceria imperialista do Catolicismo Europeu com as explorações coloniais em outros continentes. A luz vem de Deus, o Pai, para o Sol, que a transmite para Santo Inácio, quando se reparte em quatro raios em direção aos quatro continentes. Com sua perspectiva, arquitetura ilusionística e com a aparição de uma assembléia celestial rodopiando acima, Pozzo oferece um exemplo que foi copiado em várias igrejas italianas, austríacas e alemãs da ordem dos Jesuítas.
Pozzo publicou suas idéias artísticas num trabalho teórico, ilustrado, intitulado Perspectiva pictorum et architectorum (Perspectiva dos pintores e arquitetos, 2 volumes, 1693, 1698), sua obra principal, codificação teórica dos princípios da cenografia barroca e cuja contribuição mais original é o processo de representação do espaço cênico em plantas miniaturizadas. Esse trabalho foi traduzido e divulgado em Londres (1707) e Augsburg (1708, 1711). Nele Pozzo oferece instruções em perspectivas e cenários para a pintura arquitetural. O trabalho foi um dos primeiros manuais sobre perspectiva para artistas e arquitetos, alcançando muitas edições, até mesmo no século XIX, tendo sido traduzido do original em Latim e Italiano para numerosos idiomas, tais como francês, alemão, inglês e chinês, em virtude das conecções de Pozzo com os jesuítas.
A convite do Imperador Leopoldo I, em 1702 (1704?) Pozzo mudou-se para Viena, onde trabalhou para o soberano, a corte, o Príncipe Johann Adam von Lechtenstein e várias ordens religiosas e igrejas. Algumas tarefas eram cenografias ocasionais para um cenário religioso ou teatral, e estas não foram conservadas.
Seu trabalho mais significativo em Viena é o monumental afresco do teto do Palácio Liechtenstein, Triumph of Hercules (Triunfo de Hércules). Alguns de seus retábulos sobreviveram na Igreja Jesuíta de Viena.
Suas composições de retábulos e afrescos ilusionistas em tetos tiveram muitos seguidores na Hungria, Bohemia, Moravia e mesmo na Polônia. Suas telas demonstram que Pozzo era um pintor menos atrativo numa visão mais próxima e atenta.


Algumas obras sáo mostradas no post acima.


Fonte: Internet

Nenhum comentário: