Foto Cine Clube Mogiano
Na década de 50 e mais precisamente em 1954 um grupo de fotógrafos de Mogi Mirim criou o Foto Cine Clube Mogiano.
A proposta era a de criar condições físicas para que os amantes da fotografia pudessem trabalhar seu material fotográfico, bem como o de visitar regiões que pudessem contribuir para o acervo fotográfico do grupo.
Em reunião realizada na residência do Professor Gabriel Costábile - Rua Doutor Ulhôa Cintra – e com a presença de vários mogimirianos nasceu o Foto Cine Clube Mogiano.
Em seu quadro de sócios participaram fotógrafos não só de Mogi Mirim, mas, também, de Mogi Guaçu e Itapira, dando assim um cunho regional ao clube recém criado.
Foi alugado o prédio da Rua José Bonifácio no local onde hoje está a residência do Dr. João Stevanato e ali montado o laboratório para revelação, cópia e ampliação dos negativos, bem como, a biblioteca com revistas voltadas para a fotografia. O laboratório foi equipado com potente ampliador 6 x 9 adquirido em Campinas em condições financeiras excelentes, graças a boa vontade do Senhor Messias proprietário de estabelecimento do ramo e sócio do Foto Cine Clube de Campinas.
O Foto Cine chegou a contar com cem associados, número bastante expressivo para a época.
Promoveu várias excursões entre as quais destacamos as seguintes:
- Parque do Ibirapuera – 1954 – Inauguração desse parque em comemoração ao IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo. O grupo hospedou-se na capital no conceituado Hotel Moraes localizado no Largo Paissandu. A condução fornecida pela empresa Itamoca – micro ônibus -.; Na foto da esquerda para a direita: Nilza Aparecida – Maria Antonia e Maria Julieta – Terezinha Silveira e seu esposo Zé Mineiro e Geraldo Pinheiro.
- Fazenda Santa Bárbara – Santo Antonio da Posse – de propriedade do então político Manhães Barreto. Um contato saudável com a natureza, na época bem mais conservada do que nos dias atuais!
- Fonte das Carpas – Jundiaí – Restaurante típico. Na foto: 1 -Nilza Aparecida e o casal Arthur de Azevedo e Maria Conceição 2 – Nilza Aparecida, José Vaz de Camargo, Maria Conceição, Geraldo Pinheiro e Arthurzinho.
- Fazenda de propriedade do Sr. Vitor Martini em Mogi Guaçu. Essa excursão contou com numerosa presença de sócios dos Fotos Cine Clube Bandeirantes (São Paulo) e Foto Cine Clube de Campinas, reunindo bem mais do que 150 amantes da fotografia.
- Promoveu também Mostra Fotográfica levada a efeito na Biblioteca Paulo Jannuzzi nos altos do Cine Teatro São José. Naquela oportunidade os sócios puderam expor seus melhores trabalhos. Foi um sucesso inclusive de publico.
O clube encerrou suas atividades mais ou menos em 1956 deixando um vácuo que foi sentido por muitos dos seus sócios. Durante sua existência contribuiu para o desenvolvimento da fotografia como arte e com agregadora de amigos.
Com certeza deixou muitas saudades.
2 comentários:
Hey, Super.
Genial esse post.
Por que você não disponibiliza pro Paulo, lá no "atitudemogi"?
Seria muito legal divulgar essa matéria.
Abraço, Super.
Superrima,
Gratos pela visita. Fiquei contente com a visita e o comentário.
Já passei essa matéria para ele que se dispos a publicar no atitude.
Obrigado por reforçar a idéia de publicar a matéria.
Abraços.
Postar um comentário